segunda-feira, janeiro 09, 2012

Atitude

Recentemente vi uma TEDx Talk com o Miguel Gonçalves.

Quem é o Miguel Gonçalves? Pouco sei, tirando que é um jovem empreendedor do norte do país.
O vídeo tem 30 minutos e fala sobre empreendedorismo e atitude no contexto empresarial, ainda que muito do que foi dito possa ser aplicado num plano pessoal.
Desinteressante?

"Como se diz na minha terra, [se queres uma coisa] tu agarra e amassa até a laranja cair. É nisto que eu acredito." (28:05)



Contra o fado e o fatalismo que nos caracterizam enquanto povo. Vale a pena.




Destaco os seguintes momentos:


12:45 - Conta uma história sobre uma jovem com uma licenciatura em cenografia e está desempregada há 7 anos...


18:30 - Referência ao pessimismo português: "Somos um país que amassa os sonhos de toda a gente... ahh, um mal nunca vem só... Porquê? Porquê??"


19:20 - "Nunca tiveram com aquelas pessoas com quem vão jantar e não sabem porquê... parece que levaram uma coça... sempre para baixo, sempre negro, sempre negro...".


20:15 - "Começa tudo com a palavra. O verbo é o início de tudo. (...) A nossa substância transforma-se quando nós dizemos - Se procuras preto... é preto que encontras."


28:05 - "Como se diz na minha terra, (se queres uma coisa) tu agarra e amassa até a laranja cair. É nisto que eu acredito.".

1 Comentários

At janeiro 10, 2012 3:07 da tarde, Blogger Joana Marto said...

Ele começa bem, tem frases engraçadas como a história da palavra "área" e a história dos gatos pretos e faz algumas boas metáforas.
Tem nalgumas partes um discurso perigoso. Muito até.
Há coisas que nós dois nunca concordaremos, mas a forma como se refere à manifestação e depois diz em relação a um caso "não é só à chapada?" é um discurso, quanto a mim, nada positivo que serve para fazer rir os altos empresários que acham que a exploração faz andar o país e encher-lhes os bolsos, que é o com que eles se preocupam. Não me vendam a ideia de que se preocupam em levantar o país com valores dos jovens. Há que pensar que o que é passado na TV vai de uma escolha prévia, falaciosa e perversa dos jornalistas. Não está lá só aquilo.
Mas percebo da utilização destes exemplos para enfase discursivo.
Depois é romântic o ao dizer que devemos fazer o que nos faz "quentes por dentro e parte o coração" e fala do, que bem sei que é verdade, que mesmo os menos nacionalistas falam de Portugal quando estão fora!
E a partir daqui é um discurso positivo e bom! A história do valorizarmo-nos como país com talento e que dá valor à vida foi arrepiante.
À parte disto, adorei o movimento de pernas flectidas para andar (min22) e o "se não os tens a tremer, não está a acontecer" :))
Obrigada! Fã do TedEx! E quem sabe um dia não procuro este rapaz. ;)

 

Enviar um comentário

<< Home